Autorizado pela Petrobras, esse será o nono aumento do ano. Considerando também o percentual de quase 2% (dois por cento), referente ao dissídio coletivo da categoria no mês de setembro, esse então passa a ser o décimo reajuste no preço do gás de cozinha do ano de 2020.
As altas tiveram início em maio e seguiram mês a mês, com intervalos entre os anúncios feitos pela estatal, variando entre cinco e quinze dias.
Dessa vez, o impacto será maior que os demais, porque estão sendo aplicados os percentuais autorizados pela Petrobras da última semana de outubro e também agora do início do mês de novembro. Ocomunicado oficial foi feito nessa última quarta-feira, mas para começar a valer somente a partir de amanhã, sábado (07/11).
Assim sendo, o botijão GLP de 13 kg vai ficar cerca de 10 % mais caro.O preço à vista será de aproximadamente R$ 85,00 e aprazo e dependendo da forma de pagamento poderá custar até R$ 90,00.
Os aumentos somados já representam um acréscimo de pouco mais de 40 % no preço final repassado ao consumidor. O novo valor estará valendo para todo o estadoda Paraíba.
O reajuste anterior nem tinha sido repassado as tabelas, uma vez que estava sendo absorvido aos custos dos revendedores, quando chegou a notícia de mais um aumento.
“Ainda estávamos contabilizando o último índice aplicado, quando recebemos o comunicado desse nono reajuste” disse o Presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba, Marcos Antônio Bezerra. Ele adiantou ainda que a expectativa do segmento, é a de que outros aumentos sejam anunciados até o final do ano. “ Vivemos uma situação preocupante”, concluiu.