As professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, que compunham a Chapa 2 #UEPBForte, venceram a consulta prévia para a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A eleição, que aconteceu de forma remota, das 8h às 20h desta quarta-feira (21), contou com a participação de professores, técnicos administrativos e alunos dos cursos médio, técnico, a distância, graduação e pós-graduação da Instituição.
A chapa foi vencedora com um percentual de 44,34% do total de votos, recebendo 388 votos dos docentes, 283 dos técnicos administrativos e 2.027 dos discentes.
O pleito foi considerado tranquilo durante todo o período de votação. Para os representantes das comissões Eleitoral e Técnica, a comunidade universitária exerceu de forma exemplar seu direito ao voto, demonstrando compromisso e responsabilidade com todo o processo.
Eles também ressaltaram o sucesso do uso do sistema de votação Helios Voting. A ata com os percentuais finais de cada chapa, levando em consideração apenas os votos válidos (eliminando os votos nulos e brancos), será divulgada oficialmente pela Comissão Eleitoral responsável pelo pleito nesta quinta-feira (22).
As demais chapas concorrentes no pleito tiveram os seguintes resultados: Chapa 1 “UEPB+”, composta pelo professor José Etham de Lucena Barbosa e pela professora Valdecy Margarida da Silva, teve 16,82% dos votos, ficando em 3º lugar.
A Chapa 3 “UEPB Educação com Inovação e Inclusão”, composta pelo professor Juracy Régis de Lucena Júnior e pela professora Jacqueline Echeverría Barrancos, obteve 16,77% dos votos, ficando em 4º lugar.
E a Chapa 4 “UEPB Autônoma, Plural e Humana”, composta pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira e pela professora Maria Isabelle Silva Dias Yanes, computou 21,45% dos votos, ficando em 2º lugar.
Participaram da consulta prévia para eleger a nova gestão da Universidade 5.781 estudantes, 721 professores e 641 servidores técnicos administrativos. Foi a primeira vez que um processo eleitoral na UEPB aconteceu de maneira remota, devido à pandemia do novo coronavírus.