Na manhã desta segunda-feira (14), em Campina Grande, O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2ºCRBM), realizou a formatura de abertura do 12° Curso de Instrutor de Fenômeno Flashover (CIF).
O ato solene contou com a presença do Tenente Coronel Jean Benício, Comandante do 2° CRBM e Coordenador do curso, Major Martins, Comandante do 2° Batalhão de Bombeiro Militar (2°BBM), do Tenente Coronel Jorge da Polícia Militar, do Major Marcelino do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que é um dos instrutores, e de toda a equipe que ministrará o curso.
O CIF, que tem início hoje e se estende até o dia 18, com aulas teóricas e práticas nas dependências do 2º CRBM, destina-se a formação de 17 alunos, sendo 04 do 1º Comando Regional, 06 do 2º Comando Regional, 04 do 3º Comando Regional e 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
A equipe de instrutores é formada por Bombeiros Militares de Brasília e da Paraiba, todos detentores de especialização nesta área operacional, vindo a somar conhecimentos na referida temática.
Os alunos, instrutores e coordenação, passaram por um processo de testagem para Covid-19, já que a realização do curso segue todos os protocolos de segurança no que se refere à pandemia.
Ao longo das instruções serão abordados temas de acordo com as seguintes disciplinas: teoria do fogo; equipamentos de proteção individual; progressão, busca e resgate em ambientes de incêndios confinados e simulação em laboratório de ambiente de incêndios confinados.
O objetivo principal com essas temáticas é qualificar combatentes do fogo para que possam transmitir e difundir o conhecimento adquirido com o fito em aumentar a eficiência no combate aos incêndios em ambientes confinados, com pouca visibilidade, temperatura elevada, grande quantidade de fumaça e presença massiva de chamas, caracterizando um estado de generalização do incêndio.
O Comando Geral do CBMPB tem uma preocupação frequente com a capacitação do seu efetivo. Desse modo, através dessas qualificações, busca garantir a manutenção de treinamentos ao longo do ano. O pensamento é que um homem preparado, instruído e treinado poderá proporcionar inestimável ganho de qualidade nos serviços prestados à população, permitindo o emprego das melhores técnicas, com menor risco para vítimas e para o próprio bombeiro, alcançando a excelência em todas as atividades desenvolvidas e o cumprimento da nossa missão de proteção à vida e bens.
Para o Comandante do 2º CRBM, TC Jean Benicio, é de extrema importância essas capacitações, uma vez que elas permitem que os militares prestem um serviço amplo e de excelência.
“O curso que está sendo ministrado para esses militares é de extrema valia. A profissionalização dos nossos bombeiros militares traz bons resultados e melhora o atendimento à nossa população”, destaca.