O Sintab enviou nota a imprensa denunciando problemas envolvendo fornecedores contratados pela Secretaria de Educação (SEDUC) na entrega e distribuição da merenda escolar nas creches e escolas de Campina Grande.
Segundo a entidade, desde o último dia 19, o CAE vem recebendo denúncias da comunidade escolar diante da ausência de itens obrigatórios que compõe a merenda escolar.
O sindicato disse que o problema foi verificado em diversas unidades, mas há indícios de que possa estar ocorrendo em toda a rede de ensino.
“A título de exemplo, a Creche Maria Emília Pedrosa, no Araxá, está há 25 dias sem carne, 20 dias sem verduras e desde a semana passada estão à espera de outros itens alimentícios. A Creche Alcides Cartaxo, no Cinza, falta carne, alho, coentro, arroz, leite, carne sem osso e filé de peito de frango. A última entrega foi realizada no dia 26 de outubro, quando foi distribuída frutas no local”, diz a nota.
“Já na Creche Cotinha Carvalho, no Pedregal, falta carne, arroz, ovos, alho, coentro enquanto que as polpas de frutas foram doadas pela comunidade. A última entrega de carnes foi realizada no dia 07 de outubro, onde o fornecedor se negou a pesar os produtos. Por fim, a Creche Célia Marcia Santos Cirne, no José Pinheiro, a última entrega de cereais ocorreu no dia 26 de outubro, e a de carnes no dia 01 de outubro. Faltam ovos e leites para 157 crianças e, quando cobrada, a SEDUC não dá retorno nem explicações. Os alimentos que se encontram na despensa foram doados pela comunidade”, complementa a denuncia.
O Sintab denuncia que a Seduc tem sugerido como substitutivo nutricional em memorando entregue aos gestores das unidades escolares que “façam como refeição de Almoço para os alunos de Berçário 2 e maternal Sopa de Legumes Nutritiva + Fruta. (…) Para a próxima semana já deixo duas (duas) refeições de Almoço fixas do Cardápio de Berçário 2 e MaternalSopa de Legumes Nutritiva + Fruta”.
Os funcionários dessas creches denunciam que estão“completamente sem estrutura e sem condições de trabalhar”. Foi cobrado providências à SEDUC, como também do Setor de Nutrição e Distribuição de Merenda e dos fornecedores, à imediata regularização das entregas.
O diretor do Sintab e também presidente do CAE Joselito Barbosa informou que as entregas por parte da agricultura familiar, das carnes e dos cereais também estão atrasadas.
Em audiência realizada na tarde desta terça-feira, dia 30, no Ministério Público entre a SEDUC, a Procuradoria-Geral do Município e a Empresa Fornecedora, ficou definido que serão tomadas as seguintes providências: a) rescisão do contrato com o atual fornecedor; b) convocação do 2º colocado no processo de licitação.
*Com Assessoria