Durante participação em um debate em Campina Grande no início desta semana, os candidatos ao Governo do Estado da Paraíba receberam em mãos cópia da cartilha produzida por entidades nacionais intitulada “O caminho da mudança: propostas para um transporte público de qualidade e uma vida melhor”.
A publicação foi produzida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) com apoio de entidades como a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a Frente Nacional de Prefeitos.
O documento foi entregue pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande (CTMU) e também será repassado, nos próximos dias, aos candidatos ao Senado. Uma carta, que acompanhou a cartilha, explicava a importância do conteúdo.
“Embora incluído no rol de direitos sociais da Constituição da República desde 2015, o transporte ainda é tratado com grave indiferença na pauta das discussões políticas do país e, inclusive, na agenda das eleições”, diz a carta. “Ocorre que, assim como se dá com a educação, saúde, alimentação e todos os direitos sociais listados na Carta Magna, é comando da norma maior do país que o direito de acesso ao transporte seja assegurado aos cidadãos”, completa.
A carta é encerrada com um apelo. “Nosso pedido é para que vossa excelência possa dar a devida atenção ao conteúdo do documento e, assim, melhor compreender e melhor se comprometer com essa matéria e, acima de tudo, incorporar-se ao esforço para assegurar a viabilidade do transporte público de qualidade para todos os brasileiros”, conclui o documento do CTMU.