Na última sexta-feira (21), o diretor-geral da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Eduardo Rangel Ribeiro, reuniu vários servidores da Justiça Eleitoral para alinhamento das providências visando a eleição suplementar para os cargos de Vereador do Município de Monte Horebe, sertão da Paraíba.
A reunião foi viabilizada de forma híbrida, presencial e por meio de videoconferência, na sala da Diretoria-geral.
O objetivo da reunião foi de alinhar todas as ações e providências preparatórias para a eleição suplementar para os cargos de Vereador do Município de Monte Horebe, programada para o dia 11 de dezembro de 2022, por meio do sistema eletrônico de votação e apuração, conforme Resolução TRE-PB nº 20/2022. A Eleição Suplementar contará com 3 locais de votação e 12 seções eleitorais.
Segundo o calendário da eleição suplementar, para concorrer aos cargos de Vereador do Município de Monte Horebe, os partidos políticos solicitarão ao Juiz Eleitoral o registro de candidatura até as 19 (dezenove) horas do dia 24 de outubro de 2022, no Cartório Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral, situado na Rua Cícero Lucena, nº 326, no município de São José Piranhas. A eleição ocorrerá no dia 11 de dezembro. A propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 25 de outubro de 2022.
Poderá participar da eleição, o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.
Foram cassados todos os 8 (oito) vereadores da Câmara Municipal do município de Monte Horebe, por descumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020.