A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), calcula que aproximadamente 30 mil pessoas visitarão os oito cemitérios públicos do Município até a quarta-feira da próxima semana, 02 de novembro, Dia de Finados.
Para oferecer boas condições de acesso à população, todas as medidas estão sendo providenciadas, desde a manutenção e limpeza dos túmulos, reparos na parte hidráulica, elétrica, recuperação da malha viária, disponibilidade de água e o reforço na segurança dessas áreas.
Para evitar aglomeração no Dia de Finados, a Sesuma vai liberar a visitação a partir deste domingo, dia 30, das 6h às 18h. Na segunda-feira, esse mesmo horário será mantido. Na terça-feira será ampliado, das 6h até às 19h. E na quarta-feira, Dia de Finados, até às 20h.
O secretário Geraldo Nobre Cavalcanti (Sesuma), explicou que em 2020 e 2021 o acesso aos cemitérios foi controlado por conta da pandemia, causada pela covid-19, e do protocolo sanitário exigido. Com isso, o número de visitantes foi pequeno. Neste ano, com o controle da doença não haverá restrições. O uso de máscara, por exemplo, será facultativo.
Até o próximo sábado, 29, os cemitérios já estarão prontos para receber os visitantes. No Município, eles estão localizados nos bairros do Monte Santo (mais tradicional), Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha e nos distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata.
Por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, o secretário Geraldo Nobre, acompanhado de auxiliares, está visitando todos os cemitérios da cidade, a começar pelo do Monte Santo, que recebe o maior número de visitantes e também de comerciantes.
O secretário explicou, que a vistoria é importante para acompanhar os serviços que estão sendo realizados para que no Dia de Finados. “O Município oferece uma estrutura adequada e segura para dar conforto às pessoas que aproveitam este dia para visitar seus entes queridos”, disse.
Os serviços de manutenção, limpeza e pintura foram iniciados 90 dias antes do Dia de Finados. Toda parte de iluminação foi revisada, inclusive com a troca de lâmpadas.
O abastecimento de água foi regularizado, através de carros-pipas, nas áreas onde não existe rede de saneamento; foi realizada a poda de árvores; ampliação de ossários; pinturas dos meio-fio, capinação e o reforço na segurança e área demarcada para o comércio ambulante. Também serão colocadas as lixeiras e tambores, para que as pessoas depositem o lixo nesses locais e não sobrecarreguem o pessoal da limpeza
A Sesuma também vai disponibilizar banheiros químicos em todos os cemitérios, para atender a demanda. Foi feita ainda a recuperação da malha viária, para que não ocorram transtornos para o acesso da população que se desloca para os cemitérios em seus veículos.
O acesso de veículos dentro dos cemitérios não é permitido e a STTP estará auxiliando no trabalho de disciplinamento de trânsito. Já as Polícias Civil e Militar vão auxiliar na parte de segurança, principalmente na parte externa.
“Já enviamos ofício e com certeza seremos atendidos, como ocorreu nos anos anteriores. Outra equipe da Sesuma também auxiliará os comerciantes ambulantes, para que não haja tumulto nem interrupção dos acessos e calçadas”, disse o secretário.
Os cemitérios do Araxá e Campo Santo Parque da Paz são administrados pela iniciativa privada, mas também receberão apoio da Sesuma e da STTP nas áreas da limpeza e tráfego de veículos.