A Associação Campinense de Imprensa (ACI) divulgou uma nota em nome da categoria, para lamentar e condenar a tentativa de intimidação a profissionais da imprensa praticada pela presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, na pessoa do deputado Adriano Galdino, denunciada pelo jornalista Max Silva nesta quinta-feira, 15.
Na nota, a entidade ressalta que a informação como direito essencial, o registro de fatos jamais representa conduta para a qual caiba esse tipo de atitude.
Veja a íntegra da nota.
Associação Campinense de Imprensa – Nota
A Associação Campinense de Imprensa vem a público, por meio de sua diretoria e em nome da categoria, lamentar e condenar a tentativa de intimidação a profissionais da imprensa praticada pela presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba denunciada pelo jornalista Max Silva nesta quinta-feira, 15.
De acordo com relato do jornalista, uma notificação extrajudicial foi a ele encaminhada pela assessoria da Casa de Epitácio Pessoa, em reação a uma notícia publicada no blog assinado pelo profissional da imprensa, na qual relata os gastos do legislativo estadual com combustível.
É oportuno ressaltar que, em um Estado democrático de direito e sob a égide da liberdade de informação como direito essencial, o registro de fatos jamais representa conduta para a qual caiba esse tipo de “notificação”, tanto mais quando as informações se referem a recursos públicos utilizados por agentes públicos.
Ademais, ao invés de se utilizar deste tipo de expediente, a direção da ALPB poderia e deveria ter encaminhado nota posicionando-se sobre as informações e apresentando esclarecimentos à sociedade, jamais buscando, por qualquer meio ou forma, gerar constrangimento e intimidação.
Em nome dos que fazem a imprensa de Campina Grande, a ACI reafirma seu repúdio a esse tipo de conduta, que não pode se repetir.
Campina Grande, PB – 16 de dezembro de 2022
A diretoria