Mais de 7 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande iniciaram o período de aulas de reforço. A iniciativa faz parte do programa ‘Sem Tempo a Perder’, que começou na manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro, e vai até o próximo dia 27 de janeiro. As aulas estão acontecendo com as atividades elaboradas nos programas municipais ‘Campina Educa 365 dias’ e ‘Campina de A a Z’.
Estão sendo beneficiados os estudantes do Ensino Fundamental I e II, das 106 escolas. Ao longo dos próximos 20 dias, os alunos participarão de aulas de Português e Matemática, seguindo uma metodologia voltada à recomposição da aprendizagem, especialmente para os alunos que apresentaram dificuldade com o conteúdo durante o ano letivo de 2022, além da alfabetização na idade certa.
A proposta de recomposição do conteúdo está prevista no programa ‘Campina Educa 365 dias’, que foi lançado no segundo semestre do ano passado e já realizou um cronograma de aulões aos sábados, além da formação continuada específica para os profissionais da rede. Já a proposta de alfabetização na idade certa está integrada às ações do programa ‘Campina de A a Z’, que prioriza a efetivação do processo de alfabetização e letramento na idade correta.
A solenidade de lançamento do programa aconteceu na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, no bairro de Bodocongó. Para o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, o objetivo é fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
“O programa vem com essa proposta de trabalhar nas lacunas da aprendizagem do ano letivo de 2022 visando fortalecer o conhecimento adquirido por esses alunos, para que eles possam desenvolver e absorver melhor o conteúdo que vai ser ministrado no ano letivo de 2023”, explicou o secretário.
A Prefeitura de Campina Grande também iniciou as atividades do programa “Vem Brincar com a Gente”. O atendimento está acontecendo na Brinquedoteca Municipal, nas creches e nas escolas onde existem turmas da pré-escola.
Segundo o secretário Asfora Neto, o programa também vai garantir a segurança alimentar das crianças atendidas nas creches durante este período de férias. “Além disso, a gente cuida também das ações pedagógicas, lúdicas e das práticas esportivas, abrindo as portas das nossas unidades para essas crianças”, finalizou.