Os alvos da operação ‘Grãos de Areia’ da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (17), que apura crimes eleitorais na cidade de Areia de Baraúnas, no Sertão paraibano, foram o prefeito do município, Antônio Gerônimo Duarte Macedo (Toinho), a vice-prefeita, Rosicleide Porfirio da Silva Alves (Nova) e quatro vereadores.
De acordo com o delegado da PF, Rafael Vasconcelos, um funcionário da prefeitura de Areia de Baraúnas também está sendo investigado.
A Polícia Federal apura transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município.
“Chamou a nossa atenção desde o início o fato de o município ter mais eleitores que habitantes. Durante os dois anos de investigação, colhemos alguns elementos suficientes, inclusive com extratos bancários, de que essas pessoas investigadas pagam do próprio bolso a transferência desses eleitores para votar em Areia de Baraúnas. Pegamos depoimentos desses eleitores confirmando que tiveram seus votos comprados por esses candidatos, hoje políticos eleitos e isso alterou de fato o resultado das eleições naquele município”, disse o delegado.