O prefeito Bruno Cunha Lima e o representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), promotor Raulino Maracajá, realizaram na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, na Pirâmide do Parque do Povo, o lançamento do Projeto Recicla São João 2023. Neste ano, o projeto efetiva a contratação de 60 catadores de recicláveis.
Segundo o prefeito Bruno Cunha Lima, o Recicla São João é um projeto pioneiro implantado ainda na gestão do então prefeito Romero Rodrigues (existe desde 2016), tornando-se referência nacional. Além de servir como modelo para outras cidades, o Recicla garante emprego e renda, durante a festa junina e, principalmente, o destino correto dos produtos recicláveis, promovendo um impacto positivo para o meio ambiente.
Para continuar com uma limpeza urbana de excelência, sem prejuízo para a coleta domiciliar, o prefeito Bruno Cunha Lima determinou também a contratação de 250 agentes de limpeza, através de processo seletivo. Essa equipe será somada aos mais de 600 já existentes e, dessa forma, será garantida a manutenção de uma cidade limpa e bem cuidada, em toda área da festa junina, demais espaços do Município e dos distritos de Campina Grande.
Bruno garantiu que cada catador cooperado receberá o salário mínimo vigente (R$ 1.320,00) pelos 32 dias de trabalho. A Prefeitura de Campina Grande e o MPT fornecerão o uniforme, material de trabalho, equipamentos de segurança, acomodação dentro do Parque do Povo e os caminhões adaptados para o serviço e transporte para deslocamentos.
Na avaliação do prefeito, a iniciativa tem grande impacto ambiental e social, pois toda renda com a venda dos produtos será rateada entres eles. A previsão é de recorde este ano, com mais de 50 mil quilos, o que dará quase R$ 3 mil de renda extra, incluindo o salário. Nas últimas cinco edições, totalizou 135 toneladas.
Por sua vez, o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre Cavalcante, destacou a importância da parceria com o Ministério Público do Trabalho e com as cinco associações cadastradas. Com isso, o São João de Campina será, mais uma vez, bonito, organizado, limpo e sustentável.
O secretário ressaltou ainda que todos os trabalhadores receberão fardamento, salário, renda extra e os equipamentos de proteção individual (EPIs), garantindo a saúde e segurança no trabalho. Segundo a engenheira Rafaela Oliveira, coordenadora do projeto Recicla São João, mais uma vez não será permitida, durante a realização d’O Maior São João do Mundo, a presença de crianças ou adultos catando lixo no Parque do Povo. Esse trabalho será feito apenas por equipes das cooperativas regularizadas.