Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2298/22, que estabelece piso salarial de R$ 3.845,63 para os guardas municipais de todo o país. Pela porposta, esse valor deverá ser atualizado pela variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O projeto foi aprovado esta semana pela Comissão de Segurança Pública. O relator, deputado Zucco (Republicanos-RS), recomendou a aprovação da matéria.
“De nada adianta investir em estruturas, equipamentos, programas e capacitação se o guarda municipal não receber uma remuneração mínima digna do esforço e do sacrifício que faz em prol da população”, disse o relator.
O texto aprovado determina ainda que o piso salarial para os guardas municipais entrará em vigor na sanção da futura lei, independentemente da jornada de trabalho e assegurados os salários e remunerações eventualmente superiores.
“As guardas municipais são uma alternativa de segurança pública, e reconhecer um piso salarial é um dever com os serviços prestados em todo o Brasil”, afirmou o autor da proposta, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.