A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação conjunta de algumas secretarias e órgãos, vem trabalhando no suporte às famílias que foram atingidas pelos transtornos materiais após as fortes chuvas da última quarta-feira.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), assumida esta semana pelo deputado licenciado, sargento Neto, está atuando com uma estrutura composta por 28 equipamentos próprios e outros 13 do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Estão aptos para uso quatro reboques; um trator de esteira e outro de pneus; 24 caminhões e uma carreta, sendo 13 basculantes, cinco de carroceria, três munck e três pipa, além de uma carreta de prancha; duas pás carregadeiras, duas motoniveladoras, duas retroescavadeiras, duas usinas de asfalto e dois compressores. O secretário sargento Neto está na linha de frente de uma força tarefa que desde a noite da última quarta-feira (15) atua nos principais pontos de risco, em Campina Grande.
“Desde ontem, após as fortes chuvas que esperávamos para o mês todo em torno de 70 a 80 milímetros, ontem em menos de uma hora, choveu 100 milímetros. Nós, de pronto, saímos com as equipes da Sesuma para as ruas. A Defesa Civil, a Semas também dando assistência social às pessoas que perderam seus patrimônios, já que até as feiras dessas pessoas, a água levou”, destacou o secretário.
Em visita ao Distrito dos Mecânicos, na Zona Sul da cidade, foram encontrados muitos canais, galerias e bueiros entupidos, por conta do descarte de lixo feito de forma inadequada, o que dificulta o escoamento da água.
De acordo com o sargento Neto, uma equipe da Sesuma, formada por mais de 100 pessoas, está trabalhando na desobstrução desses sistemas. Na tarde desta quarta-feira, também houve trabalhos no bairro do Pedregal.
“Nós estamos também com uma equipe de engenheiros passando por esses mais de trinta pontos de alagamentos. Existem alguns serviços que só podem ser realizados com as retroescavadeiras. Nós também estamos disponibilizando um número que é o 99396-4356, que é o número que vai atender a população, seja limpeza de ruas, seja a coleta de resíduos que dificultam o escoamento das águas e também para a operação tapa-buracos”, informou ele.