Se as fogueiras com lenha continuam proibidas na zona urbana de todo o Estado, em Campina Grande, um dos mais importantes símbolos junino continua sendo reverenciado na cenografia d’O Maior São João do Mundo, e na edição de 2024 ainda com maior destaque. Este ano, a fogueira foi posicionada em um local privilegiado no novo layout do evento, instalada no mirante sob a ponte que conecta o Parque do Povo ao novo Parque Evaldo Cruz.
Com impressionantes 18 metros de altura, a fogueira deste ano não apenas se destaca pelo tamanho, mas também pela cuidadosa cenografia. Confeccionada pela Arte Produções, empresa responsável pela realização do São João de Campina Grande, a estrutura é composta por 28 troncos feitos de metalon e chapas de compensado, cobertos com uma lona que imita a cor da madeira.
“É um elemento junino que proporciona só momentos bons. Memória afetiva que vai ficar, e isso chama a atenção, a chama que fica no coração, e traz uma lembrança boa. Estar aqui no mirante também tornou ainda mais lindo, ficou completamente diferente”, afirmou a cabeleireira e formanda em psicologia, Jadna Santos.
A grandiosidade da fogueira não se limita à sua dimensão física. O cenógrafo José Sereco explicou que a edição de 2024 inclui efeitos especiais inovadores: “Esse ano nós colocamos uns efeitos especiais como uma iluminação que imita o efeito do fogo pra dar uma sensação de movimento, além de uma máquina de fumaça dentro da estrutura que tem chamado a atenção de todos. A iluminação e a fumaça foram pensadas de forma inovadora, que além de deixar a fogueira mais bonita, também aguçam a memória afetiva das pessoas”, explicou.
Tradicionalmente, as fogueiras eram acesas em 24 de junho, dia de São João, e 29 de junho, dia de São Pedro, como parte de rituais que remontam às festas pagãs de solstício de verão na Europa, integradas às celebrações cristãs pelos colonizadores portugueses. No Nordeste do Brasil, essas fogueiras ganham um significado especial, sendo um ponto de encontro e celebração, envolvendo a comunidade em um ambiente de alegria e confraternização.