As obras de requalificação do Cine Capitólio foram retomadas esta semana. A empresa responsável pela execução havia paralisado a obra desde abril, mas a Prefeitura de Campina Grande judicializou o caso e conseguiu um acordo para a retomada dos trabalhos.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, destaca a conquista histórica da gestão, ao destravar a requalificação do Cine Capitólio.
“A obra do Cine Capitólio é esperada pela cidade há mais de 20 anos. A gente sabe que sempre teve aquela celeuma junto ao Instituto de Patrimônio Histórico (Iphaep). Isso foi uma etapa vencida. Na atual gestão, a gente conseguiu apresentar um projeto que foi acatado, por unanimidade, dando uma finalidade, talvez das mais nobres que o poder público pode oferecer, que é destinar o equipamento às crianças da rede pública municipal”, afirma.
Após a empresa responsável pela execução paralisar a obra, em meados de abril, o município judicializou o caso e a MVP solicitou um acordo. O trabalho já foi reiniciado e a empresa está contratando mais trabalhadores para a obra.
“A gente fica extremamente feliz com essa retomada, por ver um sonho da cidade sendo restaurado. Um equipamento que vai servir em muito para a Rede Municipal, mas também urbanisticamente para a cidade de Campina Grande, especialmente para o Centro, que se torna cada vez mais atrativo”, avalia o secretário de Educação.
A previsão inicial para a conclusão das obras era para dezembro de 2024. Com os novos ajustes, o prazo foi estendido e, agora, a expectativa é que a requalificação do Cine Capitólio seja finalizada no início do segundo semestre de 2025.
O Cine Capitólio será o “Capitólio da Educação” e, de acordo com o projeto elaborado pela Prefeitura, que foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), o novo equipamento municipal vai oferecer atividades artísticas, culturais e educacionais, destinadas aos estudantes da cidade.