A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) se solidariza com os servidores das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros pela ‘via crucis’ que vêm enfrentando nos últimos meses em busca de melhorias salariais e de condições de trabalho.
O movimento é liderado pelo Fórum das Entidades das Polícias Civil e Militar da Paraíba, que representa parte dos servidores no Estado.
Desde o dia 6 de fevereiro, após tentativa frustrada de negociação com o Governo do Estado, as polícias aguardam resposta por parte do Executivo no que diz respeito a incorporação de verbas precárias (pela perda que existe quando o servidor passa de ativo para inativo, que é de 45% a 50%0; e percentual de recomposição para todos os cargos das três instituições – 24% em três anos, até dezembro de 2022.
Sem resposta, parte dos servidores das polícias da Paraíba pode paralisar as atividades a partir de amanhã (19). Para agravar a situação, em pleno Carnaval, quando as ocorrências se tornam mais frequentes e a presença policial se faz mais do que necessária, pela realização de festas de ruas. A paralisação pode atingir servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A luta das polícias não é recente. No quadro de delegados, por exemplo, a Paraíba possui 295 servidores, quando a lei prevê o mínimo de 600.
Temos cidades com delegacias fechadas porque falta delegado, o que obriga o cidadão a aguardar dias até a chegada do plantão naquele município ou mesmo ter que se deslocar até outro local onde haja delegacia aberta.
Diante dessa situação, nos resta apelar para a sensibilidade do Governo Estadual para buscar o entendimento através do diálogo com as categorias e garantir ao povo paraibano a segurança nas ruas. “Reitero aqui o meu irrestrito apoio a todos os que fazem a polícia do nosso Estado, através de suas diversas entidades que lutam pelos seus respectivos filiados em prol de melhorar a segurança pública da nossa Paraíba”, disse.
Da Redação com Ascom