Nutricionista orienta a cuidar da alimentação e da imunidade na pandemia

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e as medidas de isolamento social, a maioria das pessoas acaba descuidando da alimentação. A orientação da nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida, é evitar consumir alimentos comprados em fast-foods e beber muita água.

A especialista ressalta que a alimentação saudável neste período, além de melhorar a qualidade de vida, também aumenta a imunidade contra o vírus.

“Temos que usar hortaliças, legumes e verduras. A preocupação é fazer uma comida variada”, pontua Iraci, lembrando de não esquecer de usar cereais, como o arroz integral, e leguminosas, a exemplo de feijão e lentilha. Outro alimento, sugerido por ela, é o ovo, e carnes de qualidade, com proteínas, como o peixe. Sobre este último item, a nutricionista também explica que não se pode esquecer da sardinha, que é fonte de Ômega 3.

Aliado a alimentação, Iraci lembra que também é importante fazer exercícios físicos e, também, dormir bem. “O sono vai lhe acalmar. Vamos dormir bem, ter pensamentos positivos, fazer leitura de bons livros”, orienta. Já o exercício físico deve ser feito, usando materiais que se tenha em casa, para diminuir a ansiedade e melhorar a autoestima.

GANHO DE PESO

Uma outra preocupação da nutricionista é o ganho de peso durante a pandemia. A dica dela é escolher uma das refeições diárias, e diminuir a quantidade. “Como estamos num período de não fazer exercícios físicos, ou fazer em casa, em menor quantidade, o que se pode fazer é diminuir uma das alimentações”, pontua, sugerindo o jantar.

Na noite, a nutricionista sugere um consumo variado, com saladas, abacate, sopas, caldo verde, uma omelete (em pequena quantidade) de folhas e proteínas.

“Para evitar que seja um consumo maior de alimentos, não compre comidas de fast-foods. Se você não comprar, você não vai consumir, já que a maioria não está saindo de casa”, alertou, listando também que é preciso também evitar guloseimas, doces, biscoitos recheados, salgados e massas brancas.

“Se for consumir um carboidrato, consuma um pão integral, em quantidade reduzida”, complementa. Outra dica da nutricionista é consumir bastante água, especialmente as pessoas que não têm o hábito de beber água. Para esses, a doutora Iraci sugere colocar algum aroma na água, como hortelã e gengibre. “Dê um gostinho à sua água”, complementou Iraci Sabino.

Ascom