Bruno avalia desafios da economia pós Covid-19 em Campina

Foto: Ascom

O período de pandemia da Covid-19 tem provocado grandes efeitos em diversas áreas de todas as cidades brasileiras.

A área de saúde é a mais afetada, acompanhada da economia, da educação e da assistência social. Esses efeitos provocam reflexões importantes para a política e não tem sido diferente com o pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD).

Para Bruno, o grande desafio dos próximos gestores municipais será superar as consequências da pandemia.

“Os atuais gestores estão enfrentando o vírus, a doença e todos os seus efeitos imediatos, mas a repercussão disso levará muito tempo e os próximos prefeitos terão esse desafio de atuar dentro dessa nova configuração de sociedade, e uma das maiores dificuldades será o desemprego”, disse.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas (SEBRAE) apontam que até o mês de abril mais de 600 mil empresas haviam encerrado as atividades no país, gerando cerca de 9 milhões de demissões.

“Essas pessoas que perderam os seus empregos estão espalhadas por aí e precisam de um reposicionamento no mercado. Precisamos dar atenção aos micro e pequenos empresários porque são eles que mais empregam. Cerca de 70% dos empregos são gerados na iniciativa privada das pequenas empresas. É o seu Zé do mercadinho, seu Geraldo da lojinha”, analisou.

Para o pré-candidato, é essa categoria de empreendedores que mais necessita do incentivo público. “É necessário facilitar a vida de quem quer empreender e de quem quer trabalhar, desburocratizando o acesso a serviços, informatizando os processos para as empresas e os empregados, gerando emprego e renda dessa forma”, disse.

CAMPINA REGISTRA SALDO POSITIVO – Apesar dessa tendência nacional, Campina Grande apresentou resultado positivo no mês de junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com a abertura de novos 185 postos de trabalho, enquanto todos os grandes centros no entorno de Campina tiveram mais demissões que admissões.

“Isso é fruto de uma política responsável realizada pelo prefeito Romero Rodrigues, com o projeto de retomada e convivência com o novo coronavírus executado com muita cautela pela equipe técnica de desenvolvimento econômico. O prefeito, inclusive, já anunciou a antecipação do Natal Iluminado para impulsionar a economia na cidade, e é isso o que precisa ter andamento nos anos seguintes”, finalizou.

*Da Assessoria