A revitalização do Parque Evaldo Cruz, o “Açude Novo”

Foto: Blog Retalhos Históricos de CG

Obra fenomenal construída na década de 70, pelo então prefeito Evaldo Cruz, o Parque Açude Novo, foi a transformação de um reservatório de água em uma paisagem que embelezava a região central de Campina Grande.

Esse espaço deveria ser um dos mais belos cartões postais de Campina Grande até hoje, porém vem se tornando um local inóspito ao longo das ultimas décadas, servindo tão somente como ponto de usuários de drogas.

Poucas são as pessoas que se arriscam a atravessar o Parque Evaldo Cruz em plena luz do dia, por medo, ou mesmo por falta de atrativos. Aliás, muitos campinenses sequer conhecem este local.

Algo bem diferente da época de sua inauguração, onde o “Açude Novo”, segundo relatos dos mais antigos, era uma local que reunia as famílias da cidade aos domingos. Sua fonte luminosa, seu obelisco e, claro, a arborização, permitiam que o Parque fosse ponto de visitação.

Essa semana o prefeito Bruno Cunha Lima passou no local pela madrugada, ao acompanhar um serviço de recuperação asfáltica nas proximidades. Ele anunciou que em breve vai apresentar um plano de intervenção no Açude Novo.

Torcemos para que isso ocorra. Seria resgatar parte da história de Campina, além de oferecer à cidade e a seus visitantes mais um espaço de lazer, prática de esportes entre outros.

É bom lembrar que o Maior São João do Mundo acontece ao lado do Açude Novo. Além de ter coladinho o Terminal de Integração de Passageiros. Junção ideal para o sucesso do local como ponto turístico.