ACCG promove debate para esclarecer dúvidas sobre a Reforma Tributária

Foto: Ascom

A Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG) promoveu na noite desta segunda-feira, 24, um evento voltado a esclarecer dúvidas acerca do projeto de Reforma Tributária que tramita atualmente no Congresso Nacional, já tendo sido aprovada pela Câmara dos Deputados.

O objetivo da entidade foi levar ao empresariado, e aos campinenses de uma forma geral, uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos acerca da matéria que vai interferir diretamente na vida de toda a população.

“O texto da Reforma Tributária traz uma série de mudanças na forma de arrecadação dos governos e interfere diretamente na vida de toda a população. Temos por obrigação buscar repassar o máximo de informações para nossos associados e para a população de Campina Grande de uma forma geral”, frisou Sidney Toledo, presidente da ACCG. “São assuntos inerentes ao nosso cotidiano e que precisamos ser esclarecidos para todos. A Associação Comercial cumpre um papel muito importante ao fazer essa ponte entre as demandas dos empresários e da sociedade, porque todos vão ser diretamente atingidos pela reforma”, acrescentou.

Um dos palestrantes do evento foi o advogado, mestre-especialista em direito tributário Guilherme Peloso, que disse que “desde 1891 a gente discute reforma tributária no Brasil. Desde a nossa primeira Constituição Federal que a gente escuta que o país precisa de uma reforma no modo de arrecadação de tributos, a reforma que se discute agora novamente”. Segundo ele, ainda há um ambiente muito duvidoso com relação a tudo que está sendo discutido pelo Congresso.

“Infelizmente, a gente vê uma perspectiva de que não teremos nenhuma redução na carga tributária e é por isso que momentos como esse, promovidos pela Associação Comercial de Campina Grande, são fundamentais para mostrar que as entidades estão vigilantes com relação a todo esse momento e que os empresários terão uma forma de expressar suas opiniões e suas necessidades”, ponderou.

Durante o evento, Sidney Toledo, Guilherme Peloso e o advogado tributarista e diretor jurídico da ACCG, Jurandir Eufrazino, responderam a questionamentos e esclareceram dúvidas.

Representantes de diversos segmentos e órgãos de classe, como a OAB e o Conselho de Contabilidade, participaram do debate, assim como o vereador Waldeny Santana representando a Câmara Municipal e o deputado estadual Sargento Neto representando a Assembleia Legislativa da Paraíba, assim como o superintendente da Caixa Econômica Federal em Campina Grande, Marcos Carvalho.

Conforme o presidente Sidney Toledo, a ACCG vai continuar acompanhando todos os andamentos relacionados ao trâmite da Reforma Tributária, que agora está sob análise do Senado Federal, e promovendo novos debates e discussões sobre o tema. “A entidade se colocar à disposição de seus associados para efetivamente defender os interesses da classe e os ideais de desenvolvimento de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil de uma forma geral”, concluiu.