Aconteceu nesta segunda-feira (19), uma audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB) para tratar das medidas de enfrentamento à poluição do Açude Velho, em Campina Grande.
A reunião foi presidida pelo promotor Hamilton de Souza Neves e contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima e secretários do município.
“Esse encontro que reúne Ministério Público, Prefeitura e outros agentes é no sentido de um esforço concentrado de diversas instituições do poder público para fiscalizar, identificar e coibir a destinação irregular de esgoto que, infelizmente, há décadas afeta o Açude Velho, trazendo impactos ambientais e prejuízos diretos à qualidade de vida da população”, afirmou Bruno.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, apresentou ao Ministério Público os resultados da operação de fiscalização realizada no entorno do reservatório.
De 66 imóveis vistoriados, nove foram identificados com ligações irregulares de esgoto na rede pluvial, sendo um reincidente.
“Esses casos serão devidamente penalizados, tanto pela Prefeitura quanto com o acompanhamento do próprio Ministério Público”, informou.
Dorgival também destacou que seis aeradores já foram recebidos e que a instalação elétrica está sendo concluída em parceria com a Secretaria de Obras.
“Nas próximas horas, eles já estarão funcionando, melhorando a oxigenação da água, a coloração e, principalmente, as condições da vida aquática do açude”, explicou.
Ao final da audiência, ficou definido que uma nova reunião será realizada no próximo dia 20 de fevereiro, reunindo novamente o Ministério Público, a Prefeitura de Campina Grande e demais órgãos envolvidos, com o objetivo de dar continuidade ao acompanhamento das medidas adotadas e avançar na construção das soluções definitivas para o Açude Velho.





