Aesa: Açudes do Cariri estão cheios. Boqueirão pode sangrar

Foto: Blog do Max Silva

O diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, durante entrevista à Rádio Panorâmica FM, informou que a situação hídrica da Paraíba melhorou de forma considerável com as chuvas deste ano.

Segundo ele, atualmente o volume armazenado em todos os 134 açudes monitorados pela Aesa é de 1.831.000 m³, que representa 45,5% da capacidade máxima, que é de 4 bilhões de metros cúbicos.

Porfírio Loureiro disse também que 28 açudes já estão sangrando e que a bacia hidráulica de ‘Boqueirão’ foi a mais beneficiada com as chuvas. “Quando terminar o período invernoso, vamos voltar a uma condição similar ao ano de 2011”, disse.

Ele também afirmou que quase todos os reservatórios da bacia hidrográfica de Boqueirão estão cheios a exemplo do açude de Poções, que está sangrando e Camalaú que acumula 92% da capacidade máxima.

“Se continuarem essas chuvas, essas águas vão verter para Boqueirão. A continuar no mês a abril a intensidade dessas chuvas, então há uma possibilidade sim do açude Epitácio Pessoa voltar a sangrar ainda em 2020”, disse.

Segundo Porfírio, todos os reservatórios construídos ao longo do Projeto de Transposição do Rio São Francisco também estão cheios, fazendo com que a vazão no canal chegue a 11 m³/s.

“Esse volume que está entrando na Transposição não é do bombeamento e sim das barragens que tiveram aporte significativo das chuvas que ocorreram em Sertânia (PE) e Monteiro (PB)”, explicou.