Aesa: bombeamento no eixo leste da Transposição deve ser retomado com vazão maior

O bombeamento das águas do Rio São Francisco deverá ser retomado a partir do próximo dia 29, com uma vazão próxima dos 6 metros cúbicos por segundo.

A informação é do diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, em entrevista ao Blog.

“A previsão do MDR é uma vazão maior que os quatro metros, chegando a quase seis”, disse.

Segundo ele, o volume maior de água será para compensar os dias parados em virtude de um problema na Estação Elevatória EBV2.

“Com a volta do bombeamento da Transposição, vamos permanecer com esses quatro metros cúbicos de Camalaú para Boqueirão e 2 metros de Boqueirão para Acauã”, explicou ele sobre a manutenção das comportas abertas no Açude Epitácio Pessoa.

Em relação ao Eixo Norte da Transposição, Porfírio revelou que a expectativa é pela chegada das águas no mês de dezembro ao açude Engenheiro Ávidos, no Sertão paraibano.

“Estão colocando água na barragem de Morros, em seguida vão encher a de Caiçara, que deve durar uns 45 dias, pois é a maior do Projeto. Então a previsão é que no final de dezembro início de janeiro a gente já tenha condições de liberar água para o açude Boqueirão de Piranhas”, explicou.