Aesa emite novo alerta com previsão de chuvas fortes na Paraíba

Foto: Blog do Max Silva

Chuvas de intensidade modera e forte devem continuar atingindo as cidades do litoral paraibano entre a tarde desta terça-feira (31) e a manhã de quarta-feira (01).

O alerta feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) também prevê a possibilidade das precipitações chegarem aos municípios localizados do Brejo e Agreste.

De acordo com o meteorologista da Aesa, Lindenberg Lucena, as chuvas estão sendo provocadas por aglomerados de nuvens que vieram do Oceano Atlântico.

“A presença destas nuvens favorece chuvas de intensidade moderada e forte no Litoral, Brejo e Agreste. Nas demais regiões devem ocorrer chuvas localizadas”, informou.

Um levantamento feito pela Aesa revelou que a capital foi a cidade paraibana mais atingida pelas chuvas este mês, com 663 milímetros. O ranking das chuvas de maio segue com Lucena (586 mm), Rio Tinto (557 mm), Cabedelo (553 mm), Alhandra (536 mm), Conde (508 mm), Pitimbu (474 mm), Mamanguape (471 mm), Marcação (420 mm), Caaporã (420 mm).

Temperatura – Nesta terça-feira, as temperaturas devem variar entre 29ºC e 22ºC nas cidades localizadas no litoral paraibano.

No Brejo, a máxima de 27ºC é esperada no começo da tarde a mínima pode chegar aos 19ºC durante a madrugada. No Agreste, máxima de 27ºC e mínima de 20ºC. O Cariri terá temperaturas entre 29ºC e 19ºC. No Sertão a variação será entre 31ºC e 22ºC e no Alto Sertão 30ºC e 20ºC.

Aesa monitora o tempo e o clima na Paraíba de forma ininterrupta por meio da Sala de Situação, localizada em Campina Grande, onde meteorologistas trabalham em sistema de plantão 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados por estações meteorológicas.