Agentes de saúde realizam protesto na Câmara e Ministério da Saúde pela PEC-22

Foto: Ascom

No último dia de atividades da 30ª Plenária Nacional da CONACS, mais de 7 mil agentes de saúde ACS/ACE participaram nesta quarta-feira, dia 11, em Brasília, de ato público na Câmara dos Deputados e no Ministério da Saúde para aprovar a PEC 22.

Ao final do ato, a CONACS conseguiu pautar reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da qual o Sintab é convidado a participar, no dia 24; e ter sido recebido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para tratar sobre a PEC-22.

Para a presidenta da CONACS, Ilda Angélica, a 30ª Plenária representou avanços significativos para a categoria. “Estamos em avançada fase de negociação no Congresso Nacional, vamos agora dialogar com o Ministério da Saúde para sinalizar apoio a PEC 22 e com a categoria dos agentes de saúde mobilizada para a luta em defesa de seus direitos”, explicou Angélica.

O ato público teve início pela manhã nos anexos da Câmara dos Deputados, com a chegada de agentes de saúde de todo o Brasil. Em seguida, a diretoria da CONACS participou de reunião pública com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes de Saúde, em que se destacou os avanços da pauta no Congresso Nacional.

Ainda no período da manhã a diretoria da CONACS conseguiu reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que se comprometeu em realizar o apensamento da PEC-14 com a PEC-22, assim que ficar determinada sua legalidade jurídica.

À tarde, os agentes de saúde saíram caminhando em direção ao Ministério da Saúde. Aos pedidos de “recebe, Queiroga!”, a diretoria da CONACS foi atendida pelo Chefe-de-Gabinete do ministro, que agendou reunião com a confederação no dia 24 de agosto. O presidente do Sintab Giovanni Freire foi convidado pela CONACS para participar desta reunião.

“Histórica, muito importante e o Sintab mais uma vez, como sempre, não foge à luta: nas bases, nos municípios, mas também no cenário nacional”, avaliou Giovanni sobre a 30ª Plenária. Destacou também a liderança da presidenta Ilda Angélica e o protagonismo da CONACS: “Suas histórias são ligadas à grandes desafios. E esse é mais um desafio que estamos enfrentando, mesmo diante de uma pandemia, com muita responsabilidade. E com certeza vamos conseguir esse objetivo”, concluiu.

A próxima plenária da CONACS irá acontecer em 2022, no Rio de Janeiro. A plenária representa também o fortalecimento do SUS. ACS e ACE são trabalhadores da saúde exclusivos do SUS, que se reflete na atenção básica direta à população. Em tempos de pandemia, o trabalho dos agentes de saúde tem sido determinantes na prevenção à Covid-19, além de combater outras doenças infecciosas como dengue, chikungunya e zyka vírus.

A PEC-22 trata sobre o reajuste do piso nacional da categoria a partir de 2022, enquanto que a PEC-14 concede aposentadoria especial aos agentes de saúde ACS/ACE. O Sintab enviou como representantes da categoria, além do presidente Giovanni Freire, os diretores Leandro Morais e Zinaldo Mariano. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178, ou através das redes sociais no Instagram e Facebook.