Alexandre propõe Centro de Apoio Psicológico para pacientes com doenças graves 

img 20250519 wa0058
Foto: Ascom

Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande o Projeto de Lei de autoria do vereador Alexandre do Sindicato (União) que propõe a criação do Centro de Apoio Psicológico para Pacientes com Doenças Graves e Crônicas e seus Cuidadores Diretos.

A iniciativa busca oferecer acompanhamento psicológico e suporte emocional a pessoas que convivem com enfermidades de longa duração, além de atender os cuidadores que enfrentam sobrecarga física e emocional.

O vereador explica que a proposta “tem como fundamento a necessidade de fortalecer as políticas públicas de saúde mental no município, garantindo acolhimento humanizado, suporte emocional e acompanhamento psicológico a pessoas que convivem com doenças graves e crônicas, bem como aos seus cuidadores diretos”.

Segundo o texto, o centro funcionará vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e contará com equipe interdisciplinar composta por profissionais de psicologia, serviço social, psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem e educação física. O acesso será gratuito e garantido a todos os pacientes diagnosticados e seus cuidadores devidamente cadastrados junto à secretaria.

Alexandre do Sindicato destaca ainda que a criação do centro está alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e à Política Nacional de Humanização, “que preconizam o acolhimento, a escuta qualificada e o suporte emocional como parte essencial da atenção à saúde”. O vereador defende que a medida “trará benefícios concretos e duradouros para a população campinense”.