ALPB homenageia gestores e ex-gestores da saúde da PB na pandemia

Foto: Ascom

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (20), para conceder a Medalha Epitácio Pessoa (a mais alta honraria da Casa) aos médicos Geraldo Antônio de Medeiros e Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, e Renata Valeria Nóbrega pela atuação dos profissionais da área de saúde durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A propositura para a entrega da mais alta comenda da ALPB partiu do presidente da Casa, Adriano Galdino, e foi subscrita pelos deputados Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo, Janduhy Carneiro e Raniery Paulino que, na oportunidade, também agraciou Beltrammi com o título de Cidadania Paraibana.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que a homenagem é o reconhecimento da “Casa Epitácio Pessoa” pelo grande trabalho que foi feito pela gestão do governador João Azevêdo, de forma bem específica pelos gestores da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, nas ações de prevenção e combate à Covid-19.

“A Paraíba foi referência para todo o Brasil. Muitos paraibanos morreram, mas muitos foram salvos graças à ingerência corajosa, determinada, às vezes até impopular, mas muito firme no sentido de defender a vida, do Estado e dos gestores da saúde”, disse.

“A Assembleia da Paraíba resolveu homenagear quem teve essa postura de querer apostar na vida, de querer enfrentar à Covid-19 de uma forma muito clara e com base na ciência. Tudo isso está sendo reconhecido nesse ato e nós, enquanto deputados, estamos fazendo justiça dando a quem merece as devidas homenagens”, acrescentou o presidente.

O deputado Jeová Campos justificou a homenagem destacando que os gestores representam todos os trabalhadores, efetivos e comissionados, do Sistema Único de Saúde e se destacaram nacionalmente pela transparência nos dados e nas ações efetivas de prevenção e combate à pandemia, além de terem enfrentado resistências profundas.

“Felizmente não tivemos um número exagerado de vítimas na Paraíba, graças a essa equipe técnica. Essa homenagem é feita a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, representados por essas três autoridades públicas que, de fato, cumpriram o seu dever num momento tão crítico e tão grave da nossa história”, afirmou.

Renata Nóbrega, atual secretaria estadual de Saúde, revelou-se muito honrada e emocionada com a homenagem e lembrou que no início da pandemia os profissionais de saúde saíram de suas casas para trabalhar sem ter a mínima noção do que estariam prestes a enfrentar.

“Sinto-me honrada por representar esses profissionais de saúde do estado da Paraíba, nas gestões estadual e municipais e essa homenagem é o reconhecimento de que nós acertamos em tudo o que fizemos durante essa pandemia”, disse.

O ex-secretário Geraldo Medeiros lembrou que dormir à meia-noite e acordar às 05h30 da manhã foi a rotina dos gestores da Saúde no estado ao longo de três anos e três meses.

“Muito nos honra o reconhecimento dessa Casa, dos membros da Assembleia Legislativa que assinaram essa comenda. Isso nos reconforta e nos premia, antes de tudo, por este exaustivo trabalho”, disse.

Daniel Beltrammi, destacou que a homenagem é extensiva a todos os profissionais de saúde do estado, “que lutaram bravamente nesses últimos vinte e cinco meses para manter a dignidade e o bem-estar de todo o estado”. “Nós, eu, Dr. Geraldo e Drª Renata temos essa honra de poder representá-los nesse momento”, pontuou.