Análise: 2021 acelera a disputa para estar na chapa de João em 2022

Foto: Secom/PB

Um espaço que se tornou bastante cobiçado nos últimos meses é a composição da chapa majoritária que será encabeçada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, pré-candidato a natural à reeleição.

A chapa completa para disputar as eleições conta com cinco vagas: governador, vice, senador e respectivos suplentes. Exceto a vaga assegurada de João, cada espaço desses será disputado com ‘unhas e dentes’ pelos aliados do Palácio da Redenção.

Alguns nem esperaram iniciar 2022 e já se anteciparam ao processo, dando início a uma peregrinação em busca de apoios e fortalecimento do nome para estar apto a participar da chapa governista.

Entre os adiantados está o deputado Efraim Filho (DEM) que já anunciou aos quatro cantos da Paraíba que vai disputar uma cadeira no Senado Federal, para reconquistar um espaço outrora ocupado pelo pai, Efraim Morais, no Planalto central.

Efraim deflagrou uma intensa corrida por apoios junto a prefeitos e lideranças do interior do Estado. Nesse percurso encontrou a solidariedade do já senador Veneziano, que parece estar disposto a sacrificar uma reeleição da mãe, atual senadora Nilda Gondim, em favor do político sertanejo.

Em troca, Veneziano obteria o apoio de Efraim e comitiva para seu grupo também indicar um nome para integrar a chapa majoritária.

Outro ‘cacifado’ para estar na chapa de João é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, que vem ampliando de forma intensa sua base de atual e fortalecendo o Avante, partido comandado pela esposa, Eliane Galdino, na Paraíba.

O próprio irmão de Adriano, Murilo Galdino, que auxilia o governador como secretário de Articulação Política, tem defendido que o partido esteja na chapa majoritária situacionista.

Opções não faltam, caberá ao governador escolher seus companheiros de campanha em 2022. Por enquanto, João só pensa em vacina…