Análise: a conversa entre Veneziano e Cássio esquenta os preparativos para 2022

Foto: Arquivo

O assunto do momento nas rodas presenciais e virtuais de política, os grupos do Whatsapp, é a aproximação entre o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), através de trocas de mensagens.

Ambos confirmam as conversas, mas negam que o teor tenha sido político, o que não convence absolutamente ninguém. Dois políticos foram conversar sobre as leis da física.

O diálogo repercute intensamente nos bastidores porque cada um representa um grupo político que se prepara e se organiza para disputar as eleições de 2022. Apesar de antagônicos nos últimos anos, as forças políticas de Veneziano e de Cássio sabem que precisam garantir a sobrevivência de ambos.

De um lado está Veneziano, aliado do governador João Azevêdo (Cidadania), dando um recado claro de que não aceita seu grupo ser excluído formação da chapa majoritária. Ao abrir o diálogo com um adversário e duro crítico do governo, o ‘ex-cabeludo’ sinaliza que topa qualquer parada.

Do outro lado, Cássio observa uma oportunidade de reparecer na cena política e de chacoalhar os próprios  aliados e atrair novamente a atenção de todos para si, algo importante para quem está afastado da vida pública e deseja retornar.

Apesar de ‘boi voar’ em política, uma aliança entre os dois grupos ainda está um pouco distante. Existem muitas situações a serem superadas, que no momento, torna a aliança difícil de se concretizar.

Bom, se os diálogos entre os dois não avançarem, pelo menos o objetivo inicial de cada um já foi alcançado.