Análise: o final de semana de Aguinaldo Ribeiro na Paraíba

screenshot 20251201 130815 instagram

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) dedicou este último final de semana a fazer o que sabe de melhor: articulação política. E desta vez, não foi no planalto central.

Aguinaldo conseguiu resolver um dos calos da base governista, que era a dissidência do ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, que alardeava aos quatro cantos da Paraíba suas mágoas com o governador João Azevêdo (PSB), por conta do processo eleitoral de 2024.

Aldemir não perdoava Azevêdo por ter apoiado a candidatura do deputado Chico Mendes (PSB) a prefeito da cidade sertaneja, enfrentando Corrinha Delfino (PP), nome indicado por ele para sua sucessão municipal. Corrinha venceu a eleição e desde então, João era persona non grata no grupo Zé.

A resolução dessa situação era um ponto crucial para o projeto governista, diante da posição estratégica que Cajazeiras passou a ser, a partir do último pleito estadual. Não custa lembrar a elástica votação que João obteve na cidade, nas eleições de 2022, chegando a mais de 26 mil votos no segundo turno.

Além disso, a dissidência de Zé Aldemir também incomodava diante do rompimento com Cícero. João Azevêdo vinha levantando publicamente suspeitas em relação ao apoio do prefeito de João Pessoa à sua pré-candidatura ao Senado Federal, além de realizar cobranças de alinhamento total a filiados do PSB, à chapa governista completa.

A postura de Aldemir, como aliado de primeira hora do grupo Ribeiro, que até então era de rejeitar qualquer tipo de aproximação com João, chegando até a anunciar apoio à reeleição do senador Veneziano Vital (MDB), vinha gerando um desconforto na base governista.

Se João não estava aceitando o apoio parcial de Cícero, como Lucas iria aceitar o de Zé Aldemir?

Pois bem! Bastou um final de semana na Paraíba para o deputado Aguinaldo Ribeiro resolver entrar em campo, colocar as cartas na mesa e trazer o político sertanejo à granja para uma reunião de acerto com o governador.

O resultado está publicado nos sites e blogs do Estado: Aldemir decidiu ouvir o companheiro de partido, recuar do apoio a Veneziano e anunciar alinhamento completo à chapa governista.

Se em um final de semana Aguinaldo conseguiu esse feito improvável, imagine se resolver passar a semana toda na Paraíba…