Análise: o motor da presidência da Assembleia em alta rotação

Foto: Reprodução/internet

É histórico que a força da Assembleia Legislativa da Paraíba, tem sido fator contributivo para o sucesso eleitoral de muitos que se assentaram na cadeira de presidente do poder Legislativo.

Não são poucos os que enxergaram na presidência da ALPB um ‘trampolim’ para alcançar voos mais altos. O caso mais recente é o do deputado Gervásio Maia, que alçou à condição de deputado federal, após presidir o legislativo estadual.

O poder e a influencia do cargo atraem apoios de lideranças de várias regiões do Estado. Dentro dessa realidade, o atual presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, tem planos individuais bem modestos, mas decidiu aproveitar a força política de comandar um dos poderes que ‘pode quase tudo’ para investir na candidatura do irmão, ex-vereador e atual secretário do Estado, Murilo Galdino.

Em outras palavras, Adriano preferiu disputar novamente o mandato de deputado estadual, onde já possui uma base consolidada e resolveu encampar a articulação da pré-candidatura de Murilo a deputado federal.

Nos últimos dias, a dupla colocou o motor em alta rotação e intensificou os contatos políticos. É uma maratona de apoios recebidos, lastreados pela influência inequívoca da presidência da Assembleia. Além do próprio irmão, Murilo deverá fazer dobradinha com outros deputados estaduais, que hoje são ‘amigos do rei’ no Legislativo.

Tamanha é a influência de Adriano perante a classe política, que ele organiza um grupo de pré-candidatos a deputado federal e outro a deputado estadual, que possam contribuir na formação do coeficiente eleitoral, garantindo a quantidade votos suficiente, no partido que estiver, para a eleição sua e de Murilo.