Análise: O primeiro esboço dos palanques na corrida pelo Governo da Paraíba

Com as recentes definições partidárias, começa a aparecer a formação dos palanques dos principais pré-candidatos ao Governo da Paraíba nas eleições deste ano.

O governador João Azevedo larga na dianteira, com um palanque robusto, mas cheio de problemas a serem solucionados.

Com João está a maioria dos deputados estaduais (pelo menos 24 parlamentares), entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino. Também orbitam o governador vários deputados federais, entre os quais, está o grande ‘nó’ a ser desatado pelo seu grupo político.

Acontece que os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (UB) travam uma batalha para serem ungidos como o nome da chapa governista ao Senado. Essa disputa vem ganhando contornos imprevisíveis e se tornou um problema para João Azevedo resolver. Ele precisará fazer uma articulação fenomenal para manter os dois grupos em seu palanque, tendo em vista que nenhum dos dois pretende recuar da participação na majoritária.

Anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado nesta segunda-feira (21), o senador Veneziano Vital (MDB) terá em seu palanque ao menos cinco deputados estaduais, ex-deputados e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

A cereja do bolo, com a qual o ex-cabeludo espera contar, é a presença exclusiva do ex-presidente Lula em seu palanque. Algo que ainda não está consolidado, pois depende da conjuntura nacional.

Lula também é cobiçado pelo governador João Azevêdo, que anseia ter o petista em seu palanque, via federação partidária entre o PSB, partido ao qual deve retornar esta semana, com o PT.

Ainda no campo da oposição, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) conta com o apoio de pelo menos um deputado federal e dois estaduais. Essa semana, o deputado Anderson Monteiro, que era esperado no palanque dos tucanos, anunciou que vai estar com Veneziano.

Nilvan Ferreira (PTB) tenta se credenciar para ser o candidato do bolsonarismo na Paraíba, com a presença do presidente da República em seu palanque. Para isso, já conta com a presença dos deputados estaduais Cabo Giberto e Walber Virgolino.

Já Lígia Feliciano, pré-candidata pelo PDT, ainda não revelou quais lideranças estarão em seu eventual palanque na campanha deste ano.