Análise: os prazos de Romero, Bruno e Jhony

bruno romero jhony
Foto: Blog do Max Silva

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) já deu inúmeras demonstrações de que sabe lidar e usufruir do tempo que dispõe, quando se trata de decisões políticas.

Não faz muito tempo, menos de quatro anos atrás, Romero habilmente se valeu do tempo que dispunha para protelar até os últimos instantes a decisão sobre quem seria o seu candidato a prefeito de Campina Grande.

Aquela altura do campeonato, a oposição já não tinha mais tempo, nem estratégia para vencer o nome que seria apresentado por Romero, porque até então, o debate público estava girando em torno da escolha do candidato governista.

Desde 2023, após tomar posse como deputado federal, Romero vem alimentando silenciosamente a possibilidade de ser candidato a prefeito de Campina Grande. Esse movimento só fez crescer ao longo do tempo, mesmo que o próprio Romero não tenha admitido sequer uma única vez que poderia disputar as eleições deste ano.

Nos dois casos, Romero utiliza sua popularidade e o tempo disponível ao seu favor para postergar até o fim o anúncio, gerando expectativas tanto no grupo do prefeito Bruno Cunha Lima, que nutre a esperança de tê-lo como aliado, quanto no bloco de oposição, que sonha com sua adesão.

Diferentemente de Romero, Bruno, pré-candidato à reeleição e Jhony Bezerra, nome do PSB para disputar a prefeitura de Campina Grande, não dispõem de tempo e estão com pressa.

No lado de Bruno, a necessidade de uma rearrumação da estrutura administrativa com um rompimento de Romero e definição de uma estratégia para enfrenta-lo anos urnas.

No caso de Jhony a urgência ainda é maior, pois o secretário de Saúde da Paraíba tem prazo a cumprir. Ele precisará se desincompatibilizar da Pasta já no próximo dia 06 de junho para estar apto a se candidatar a prefeito de Campina ou mesmo compor com o Podemos e ser o candidato a vice de Romero.

Se todos continuarem no timing de Romero, alguém vai acabar “sobrando na curva”.

Seja qual for a decisão que Romero esteja pensando em tomar ou anunciar, os demais integrantes do tabuleiro estão com pressa e prazo esvaindo para poder dar o próximo passo no jogo.