Análise: os três alvos do inflamado discurso de Adriano Galdino

Com sua habitual incontinência verbal, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (REP), abriu a ‘caixa de ferramentas’ em um discurso inflamado durante a solenidade ocorrida nesta terça-feira (12), em João Pessoa, com ministros do governo Lula.

Bem ao estilo ‘sincerão premeditado’, Galdino escolheu três alvos para direcionar suas críticas e cobranças. O primeiro trecho do discurso foi voltado aos políticos das regiões sul e sudeste, ao defender que o governo Lula destine mais recursos para o Nordeste, pois a nação tem uma dívida histórica com a região.

É bom lembrar que recentemente o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez críticas à distribuição de recursos para estados das regiões Norte e Nordeste.

O segundo alvo de Adriano foi o próprio governo Lula, ao cobrar o socorro financeiros aos municípios, em especial os nordestinos, que foram fundamentais para a eleição do atual presidente.

O último alvo do presidente da ALPB foi a reforma tributária, aprovada na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o texto trará prejuízos aos estados com população pequena. A fala acabou atingindo diretamente os deputados Murilo Galdino (REP), irmão de Adriano, que votou favorável ao projeto, e Aguinaldo Ribeiro (PP), aliado e relator da proposta.

A metralhadora de Adriano não poupou quase ninguém.