Análise: prefeito de Catolé do Rocha pavimenta reeleição “quase antecipada”

Mesmo não residindo mais em minha querida Catolé do Rocha, nunca deixo de manter meus vínculos afetivos com o torrão onde fui gerado e onde morei por muitos anos, com muito orgulho e satisfação.

Apesar de não militar jornalisticamente em Catolé, sempre busco me atualizar do cenário político e eleitoral na terrinha.

Pois bem! Vem me chamando bastante atenção o poder de articulação e de movimentação nos bastidores do atual prefeito Lauro Adolfo Maia, o Laurinho.

Sem analisar, por enquanto, os méritos administrativos de sua gestão nos últimos três anos em Catolé, é preciso reconhecer a maneira como ele vem trabalhando nos bastidores, a fim de pavimentar uma reeleição tranquila e, talvez, até sem concorrentes em outubro.

De forma silenciosa, Laurinho conseguiu neutralizar todas lideranças de oposição que, de alguma forma, trouxessem alguma ameaça a ele, numa eventual disputa.

O gestor conseguiu tirar da prateleira da oposição os empresários Ney Veículos e Nagib Vieira, apontados como possíveis nomes para duelar com Laurinho nas eleições deste ano.

Foi mais além e trouxe para perto de si o ex-prefeito Lauro Sérgio Maia, liderança que ainda tem um forte peso eleitoral na cidade.

Mais que isso, conseguiu conter a evidente insatisfação da pessoa que poderia se tornar seu principal adversário. Falo do ex-prefeito Leomar Maia, de quem Laurinho foi vice por duas oportunidades.

Mesmo que esteja insatisfeito, Leomar não dispõe hoje de discurso, nem de forças suficientes para arregimentar um grupo contra o prefeito. Terá que se contentar com a indicação do vice-prefeito na chapa de Laurinho, mais uma vez.

Com este cenário, é preciso reconhecer duas coisas: a excelente capacidade de articulação política de Laurinho e a urgente necessidade do surgimento de novas lideranças na cidade, capazes inclusive de fazer um contraponto e um debate salutar.

Se continuar no ritmo atual, é provável chegar a campanha eleitoral sem Laurinho ter um adversário, pois de forma antecipada, ele derrotou, na base da articulação, seus possíveis concorrentes.