Análise: Qual será a cara do governo João Azevêdo II em Campina?

Engana-se quem pensa que o Governo do Estado não possui boa e forte estrutura administrativa em Campina Grande. São dezenas de órgãos e serviços funcionando na cidade, à disposição da população.

A presença do Estado em Campina vai desde a sede da 1ª Ciretran, passando pelos dois hospitais (Trauma e Clínicas), Hemocentro, Empasa, Casa da Cidadania, Estádio O Amigão, Escritório de Representação, entre outros. Todos esses espaços estão hoje ocupados por aliados do governador João Azevêdo, os quais tem por obrigação implementar um ritmo de atendimento tão forte que faça a população reconhecer a presença do Governo na cidade.

Excetuando as ações dos hospitais, que desempenham extraordinário serviço, e de alguns outros órgãos, uma parte considerável dos serviços do Estado em Campina não conseguiu elevar o nível de atendimento nos últimos anos, o que deverá ser alvo de uma avaliação por parte da gestão estadual.

Com o término da eleição e diante de uma nova conjuntura política, o Governo do Estado passou a implementar um novo ritmo de relacionamento com a cidade de Campina Grande. O que se tem visto nos últimos dias é a formação de uma agenda de trabalho que envolve visitas, inspeções e acompanhamento de obras e ações do Governo João Azevedo na cidade.

Outro fator curioso é a presença massiva de lideranças políticas locais, dentre elas, vereadores, ex-vereadores e deputados, além da participação ativa do vice-governador eleito Lucas Ribeiro.

Prova disso é a ampliação da bancada aliada do governador na cidade, que já conta com pelo menos oito parlamentares.

O movimento acaba sendo bem diferente do que se estava acostumado a observar. Antes, boa parte das lideranças aliadas do governador na cidade só davam as caras quando havia alguma solenidade ou evento no qual João Azevedo viesse à cidade.

Reforçado na campanha e iniciado assim que findou o segundo turno das eleições, o movimento inevitavelmente terá o comando de Lucas Ribeiro. A intenção é formar uma estrutura do Estado em Campina Grande, capaz de modificar a imagem que a cidade tem atualmente do Governo estadual.

Nessa linha, é possível que ocorram mudanças significativas nas estruturas representativas do Estado na cidade, permitindo que o Governo tenha uma cara nova em Campina.