Análise: últimas pesquisas diminuem a ‘lepra’ de Bolsonaro com paraibanos

Foto: Reprodução/TV Brasil

O resultado das últimas pesquisas nacionais de intenção de voto tem provocado nos bastidores uma reavaliação, por parte da classe política, em especial na Paraíba, da relação com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que antes era tratado como um leproso e ninguém queria ter por perto.

Isso acontece porque a cada levantamento realizado e divulgado, está sendo constatada uma reação e crescimento eleitoral do presidente da República. Na pesquisa mais recente, divulgada pelo Instituto Paraná, Bolsonaro aparece apenas cinco pontos atrás do ex-presidente Lula (PT).

Essa nova realidade vai mexer na configuração política da Paraíba. Deputados alinhados ao Governo Federal em Brasília, mas que nunca assumiram seu apoio a Bolsonaro em terras tabajaras, agora começam a aparecer nos eventos com o presidente na Paraíba.

No evento desta quinta-feira (05), além do ‘ex-dilmista’ Wellington Roberto (PL), estiveram com Bolsonaro em Itatuba os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (UB), que nunca apoiaram o presidente abertamente, pelo menos na Paraíba.

O que leva políticos, alguns deles integrantes do ‘Centrão’, a se aproximarem de Bolsonaro, certamente está atrelado ao desempenho eleitoral do presidente daqui por diante.

Bolsonaro prometeu retornar à Paraíba daqui a um mês, para participar do São João de Campina Grande. Se a popularidade do presidente melhorar mais daqui para lá, veremos quantas lideranças estão ‘dançando forró’ com ele no Parque do Povo.