Após aumento nas internações por covid-19, decreto vai endurecer restrições em CG

Foto: Codecom/CG

Após uma reunião realizada nesta quinta-feira, 13, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, decidiu adotar um pacote de medidas restritivas passará a ser adotado pelo Município, de imediato.

“Como sempre deixei claro, nunca teria o menor problema em avançar ou recuar nesse enfrentamento à covid, a depender das circunstâncias”, argumenta.

Duas decisões foram tomadas: a UPA Dr. Maia, no bairro do Alto Branco, volta a ser reabilitada para atendimento exclusivo de pacientes da covid e um novo decreto, mais rígido, será publicado, com vigência para 15 dias – até uma nova avaliação do quadro epidêmico na cidade.

Ainda nesta sexta, além do próprio decreto, o prefeito anunciará uma série de medidas administrativas que devem ajudar a refrear o avanço da doença, principalmente em faixas etárias mais jovens.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande redirecionou a UPA Dr. Maia para o atendimento exclusivo a pacientes com covid-19. Serão 19 leitos de enfermaria e 7 de UTI.

Com um viés de alta no número de internamentos, o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I está com com 68% dos leitos de UTI e 60% de enfermaria ocupados.

Com a mudança, a UPA do Alto Branco passa a atender somente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo do novo coronavírus. Os demais casos clínicos ficam concentrados na UPA Adhemar Dantas, no bairro Dinamérica.