Após chuvas, Paraíba tem seis açudes sangrando

As chuvas começaram a se intensificar na região do semiárido paraibano nos últimos dias, trazendo recargas significativas a vários açudes da Paraíba, com alguns chegando a transbordar.

De acordo com levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), pelo menos seis barragens estão já sangrando (transbordando) no Estado.

Os açudes que atingiram a cota de sangria são os açudes de Olho D’Água (Mari), Bartolomeu I (Bonito de Santa Fé), São José I (São José de Piranhas), Vazante (Diamante) e as barragens de Poções e São José II, localizadas em Monteiro.

As barragens de Poções e São José II ficam no curso do rio Paraíba, por onde passam as águas da Transposição do Rio São Francisco, por isso já estavam transbordando.

Ainda segundo o panorama da Aesa, outros 79 reservatórios estão em situação de normalidade, 28 em observação e 22 em condição crítica (com menos de 5% da capacidade).

Os meses de março e abril são os mais chuvosos para as regiões do Cariri, Sertão, Alto Sertão e Curimataú. Portanto, há grande probabilidade de mais açudes transbordarem nos próximos dias.