Após denúncias, PMCG aumenta equipe e vai ampliar recepção do Hospital da Criança

Foto: Reprodução/internet

Após várias denúncias de mau atendimento e negligência, a Secretaria de Saúde de Campina Grande anunciou que vai ampliar o serviço de emergência em pediatria da cidade, que é o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

Segundo a PMCG, foram contratados mais médicos de emergência e a recepção da unidade hospitalar, que já passou por reforma este ano, vai ser ampliada.

A secretaria explica que o aumento na procura por atendimento é comum, no mês de abril, em virtude das doenças respiratórias sazonais. Em média, o número de pacientes cresce de 200 pacientes no mês, para mais de 500. Além disso, este ano há, concomitantemente com os vírus sazonais, a circulação das arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya.

A Secretaria de Saúde lembrou que também está informatizando todos os protocolos e procedimentos do hospital, o que ocasionou um prazo de espera maior que o habitual, nos últimos dias. No entanto, a operação de atendimento e registro de prontuário voltou a ser realizada manualmente, para acelerar os processos.

Em função deste aumento no fluxo de atendimentos, a direção da unidade orienta os pais a buscarem as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, nos casos simples, como coriza, tosse e febre baixa, e se direcionar ao HCA apenas nos casos de média a alta complexidade, como febre alta, vômito, diarreia e desidratação.