Início Notícias Manchete Barragem aumenta 100 vezes o volume em menos de 48 horas na...

Barragem aumenta 100 vezes o volume em menos de 48 horas na Paraíba

screenshot 20260302 080332 gallery

Após as fortes chuvas caídas neste final de semana no Sertão paraibano, a barragem da Farinha, localizada no município de Patos, recebeu uma forte recarga nas últimas 48 horas.

Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), na última sexta-feira (27), o açude agonizava um volume de apenas 0,5% da capacidade.

Com as fortes chuvas, que provocaram grande cheia no rio da farinha, o volume da barragem aumentou rapidamente, subindo para 57,37% na medição coletada na manhã desta segunda-feira (02).

O volume atual do reservatório é de 14.765.191 m³, mas deverá aumentar nas próximas horas, tendo em vista que a barragem continua recebendo mais recarga.

A barragem da Farinha era responsável pelo abastecimento da cidade de Patos, mas devido ao baixo volume, o município vinha sendo atendido por outro sistema adutor.

Na Paraíba, segundo a Aesa, cinco açudes estão sangrando e outros 19 estão em situação favorável, com volume igual ou superior a 70%.