Black Friday: tenda do Procon fará atendimentos na Praça da Bandeira

Foto: Blog do Max Silva

O Procon de Campina Grande intensificou as ações de fiscalização junto ao comércio local, desde o início do mês, para coibir possíveis abusos de lojistas durante a Black Friday, que acontece anualmente no mês de novembro, e que este ano acontecerá na próxima sexta-feira, 27.

Além desse trabalho, durante todo o dia dessa ação promocional, o Procon realizará o “Dia D de Fiscalização da Black Friday”, que começa a partir da meia-noite desta quinta-feira, 26, com os fiscais do órgão percorrendo vários pontos da cidade e acompanhando os consumidores que fazem plantão nas lojas e shoppings, esperando o início das vendas com as ofertas tão esperadas.

A partir daí os fiscais seguem o dia todo visitando o comércio local. Por outro lado, o Procon estará com uma tenda de serviços, na Praça da Bandeira, no Centro, das 8h às 17h, desta sexta-feira, onde vai tirar dúvidas e receber denúncias dos consumidores.

Com o objetivo de auxiliar o consumidor, o Procon preparou uma pesquisa, na qual estão disponíveis preços de celulares, geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, notebooks, móveis, entre outros produtos que mais saem no período.

O material está disponível no link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/black-friday-2020-pesquisa/.

De acordo com o coordenador do Procon, Rivaldo Rodrigues, durante a Black Friday o consumidor tem que ficar atento à propaganda enganosa com a famosa maquiagem de preços, por meio da qual os comerciantes aumentam consideravelmente os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “super descontos”.

A propaganda enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento no caixa.

Rivaldo lembra ainda que, em Campina Grande, a Lei Municipal nº 5.508/2014 proíbe as lojas instaladas na cidade, de cobrar do consumidor por taxas para entrega e/ou montagem de móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática.

“Se o consumidor tiver algum problema relacionado a consumo de produtos e serviços, deve contatar imediatamente o Procon nos telefones: 151, 3065-8980, 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749. Ou pelo aplicativo de celular PROCONCG MÓVEL”, frisou Rivaldo Rodrigues.