Boqueirão perde mais de 20 milhões de metros cúbicos de água

Desde o mês de maio, quando se encerrou o período chuvoso na região do Cariri paraibano, o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, vem perdendo volume de água acumulada.

A perca faz parte de um processo natural, tendo em vista que o manancial passa pelo processo de evaporação, além das retiradas para o abastecimento de Campina Grande e outras 19 cidades.

Desde o dia 02 de junho a válvula dispersora do açude está aberta, liberando 2m³/s para socorrer comunidades ribeirinhas do Rio Paraíba e também a barragem de Acauã.

Boqueirão iniciou o ano com apenas 70 milhões de metros cúbicos de água armazenados, o que representava apenas 15% da capacidade total.

Entre janeiro e maio, o açude conseguiu um gigantesco aporte hídrico, recebendo uma recarga total de 260 milhões de metros cúbicos, chegando a 330 milhões de m³.

Esse volume foi atingido no dia 18 de maio e se manteve estável até o dia 23 do mesmo mês. A partir daí, com a redução das chuvas no Cariri e sem novos aportes, o manancial iniciou uma curva decrescente no acumulo de água.

Nesta segunda-feira (27) o volume de Boqueirão é de 309.747.177 m³. Nesse período, o açude perdeu 20 milhões de metros cúbicos de água.