Caged: Campina Grande tem saldo positivo na geração de empregos em janeiro

Foto: ABR

A nova atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e do Emprego, divulgado nesta quinta-feira (10), pelo Governo Federal, revelou que ao longo do mês de janeiro Campina Grande obteve o saldo de 577 contratações por carteira assinada, mantendo-se ao longo dos últimos 13 meses com números positivos no que se refere ao mercado de trabalho.

Campina Grande se apresentou no período como a cidade do interior do Nordeste que, disparadamente, obteve o melhor resultado entre as cidades de mesmo porte no interior do Nordeste.

Petrolina/PE (525), Feira de Santana/BA (278), Vitória da Conquista/BA (162), Mossoró/RN (61) e Caruaru/PE (39).

O Caged aponta ainda que, enquanto Campina Grande obteve posição de destaque no saldo de empregos gerados, a Paraíba amargou o saldo negativo de 984 postos de trabalho fechados no último mês de janeiro.

Setores que mais empregam

O setor de serviços continua sendo o que mais tem ofertado vagas de trabalho.

Atualmente, com mais de 58 mil trabalhadores exercendo alguma atividade ligada a área na cidade, seguido pelo comércio com mais de 20 mil carteiras de trabalho assinadas, indústria com 19,5 mil e a construção civil com aproximadamente 5 mil empregos fixos. Totalizando mais de 102 mil postos de trabalho formais.

Na avaliação do prefeito Bruno Cunha Lima, o bom resultado é reflexo de toda a construção que tem sido desempenhada pela Prefeitura Municipal, juntamente com os setores produtivos, no sentido de viabilizar a ampliação das empresas em expansão diante de um período de desafios na economia mundial.

“É algo a ser comemorado porque temos conseguido manter o ritmo de contratação em meio a uma crise mundial. Não se trata de um mês isolado, Campina Grande tem apresentado bom desempenho no acumulado de treze meses seguidos e isso nos compromete a seguir trabalhando para que a cidade continue sendo chamada de capital do trabalho”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também comemorou os números, pontuando a posição de destaque em que Campina Grande se encontra não só na Paraíba, mas em todo o interior do Nordeste.

“Cidades com PIB mais alto do que o nosso não chegaram nem perto de nos alcançar e isso eleva a nossa imagem desenvolvimentista para a toda a região. 577 postos de trabalho representam 577 famílias com o salário garantido no final do mês e isso tem forte impacto socioeconômico”, finalizou.