Campina Grande passa 24 horas sem mortes por covid-19

Foto: Codecom/CG

O Município de Campina Grande alcançou mais um indício de estabilização da covid-19 na cidade. Nesta terça-feira, 13 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde não registrou nenhum óbito por covid-19.

Durante as 24 horas do período de coleta de dados do boletim epidemiológico, nenhuma morte de dias anteriores foi notificada e nenhuma morte nova foi registrada.

Essa evidência é resultado na diminuição dos casos, já que a taxa de ocupação de leitos atual é de 32% de enfermaria e 44% de UTI, dispondo de 119 leitos de enfermaria e 80 de cuidados intensivos.

De acordo com o setor técnico da Secretaria de Saúde, a diminuição também é um reflexo do avanço na imunização da população.

“É uma vitória importante e precisa ser celebrada porque significa que tivemos vidas poupadas, pessoas salvas. Isso é resultado de uma série de fatores, como as medidas mais restritivas adotadas no mês passado, as ações de controle como barreiras sanitárias, o aumento da vacinação e o tratamento ofertado nas unidades de Campina Grande, principalmente o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, o maior do estado de tratamento da covid-19”, disse o secretário de saúde, Filipe Reul.

Campina Grande tem 41050 casos confirmados e 39452 curados, o que significa uma taxa de recuperação superior a 96%. No tocante à vacinação, mais de 160 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina ou a dose única, o que representa 56% da população vacinável.

Apesar da notícia positiva, o secretário alertou para a necessidade da manutenção e do reforço dos cuidados. Recentemente, Campina Grande atingiu a marca de mil mortes. “Mesmo com a diminuição dos casos, com o avanço da vacinação, é essencial manter os cuidados”, disse.