Canal de Bodocongó avança com construção de duas pontes e implantação de iluminação

canal

As obras de requalificação do Canal de Bodocongó continuam avançando em ritmo acelerado em Campina Grande, com destaque para a construção de duas novas pontes e a implantação do sistema de iluminação pública em toda a extensão do canal.

A primeira ponte está sendo erguida nas imediações da rua Maria Filipe de Souza, no bairro das Malvinas.

A segunda ponte, com as mesmas características, está sendo construída alguns metros adiante, ambas com extensão de 11 metros.

No momento, as equipes executam o reaterro da fundação e o escoramento da laje em uma das pontes, além da escavação e concretagem da fundação da outra ponte.

Outra frente de trabalho importante é a implantação da nova iluminação pública ao longo do canal. Neste momento, estão sendo executadas a aplicação de canaletas, a instalação das caixas de passagem e a montagem das bases que receberão os postes.

canal iluminacao

A instalação dos postes e luminárias está sendo feita de forma gradativa, acompanhando o cronograma da obra do canal. Ao final da obra, a área do canal contará com 99 postes e 198 luminárias, que vão garantir mais segurança e mobilidade para os pedestres e motoristas que circulam pela região.

Na parte estrutural do canal, na terceira etapa da obra, prosseguem os serviços de concretagem das paredes, além da montagem de fôrmas e concretagem dos dispositivos de segurança tipo new jersey.

O piso da terceira etapa (320 metros lineares) já foi concluído e as paredes estão praticamente finalizadas, restando apenas o trecho de junção com a ponte da rotatória na avenida Francisco Lopes de Almeida, que está em fase final de adequação.

Com o avanço das obras e a diminuição do período chuvoso, a previsão é de que em breve sejam iniciados os serviços nas vias laterais, proporcionando ainda mais fluidez ao tráfego na região e melhor qualidade de vida para os moradores.

A terceira etapa da obra do Canal de Bodocongó apresenta 40% dos serviços já executados. A terceira etapa compreende o trecho entre as imediações da rua Iara Amaral até o encontro com a avenida Francisco Lopes de Almeida, justamente na ponte do Cruzeiro, totalizando 320 metros de extensão. Orçada em cerca de R$ 20 milhões, esta fase está sendo financiada com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).