Os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais foram os grandes homenageados na sessão especial realizada na manhã de hoje (19) na Câmara Municipal de Campina Grande. Uma propositura da vereadora Carol Gomes (Pros), fisioterapeuta por formação.
O evento contou com a participação de Jeime Leal, Diretora de Atenção à Saúde, Luciano Medeiros, Coordenador Municipal de Fisioterapia, Eliete Colaço, Conselheira do CREFITO1 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região, Jefferson Polari, Terapeuta Ocupacional, Miguel Dantas, Diretor de Vigilância em Saúde e Ângela Carvalho, Delegada do CREFITO1.
O momento também contou com a participação remota de Silano Barros, presidente do CREFITO 1, e de Sidnei Nunes, ex-paciente de fisioterapia que, na oportunidade, fez um forte e emocionante relato sobre o tratamento que recebeu após ser acometido por Covid-19.
Além desses nomes, estiveram presentes coordenadores de fisioterapia dos hospitais de Campina Grande que representaram todos os demais fisioterapeutas recebendo moção de aplausos pelo trabalho realizado no combate ao coronavírus em Campina Grande, se fazendo necessário valorizar e destacar o empenho, dedicação, profissionalismo e, acima de tudo, coragem no momento mais crítico já vivenciado na saúde.
Durante a sessão foram postos em pauta os desafios enfrentados durante o período pandêmico que se estende até os dias atuais, assim como foram enfatizadas as necessidades de melhorias e direitos para as duas áreas.
“Acredito fielmente que o diálogo constrói as etapas e destrói obstáculos que nos impedem de caminharmos para fortalecermos as políticas públicas que fazem a junção do olhar da tríade, gestão, trabalhador e usuário. É preciso lutarmos por melhorias e valorização profissional e que isso possa nascer através do olhar das três esferas governamentais: federal, estadual e municipal”, concluiu Carol Gomes.
*Com Assessoria