CG: Limpeza no canal das piabas já encontrou geladeiras, fogões, sofás e animais mortos

Foto: Codecom/CG

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande iniciou um trabalho de limpeza do Canal das Piabas, no trecho da rua Giló Guedes, em frente à Caixa Econômica Federal e seguindo até a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), que interliga com o Açude Velho, principal cartão postal da cidade.

A ação integra um projeto de despoluição do Açude Velho. em breve toda a área passará por um processo de revitalização e despoluição, numa operação que envolverá técnicos da Sesuma e profissionais das Universidades Federal e Estadual da Paraíba (UFCG e UEPB, respectivamente).

Com o auxílio de máquinas, as equipes da Sesuma intensificaram a limpeza daquela área, que costuma ser utilizada, por alguns moradores, como local de descarte do lixo. Essa ação, que envolve retirada de resíduos sólidos e lama do canal implicou na obstrução do próprio canal. Toda a ação é coordenada pelo secretário Geraldo Nobre Cavalcante.

Quando essa etapa for concluída, a equipe desenvolverá o mesmo trabalho nos demais canais da cidade.

O secretário Geraldo Nobre Cavalcante assegurou, que esse é um trabalho de rotina e lamenta que o município tenha que investir um volume alto de recursos nesse tipo de ação.

Segundo ele, muitas vezes essas ações ocorrem devido à descarga inadequada de lixo e outros objetos nos canais. Já foram recolhidos dessas áreas geladeiras, fogões, guarda roupas e sofás, além de animais mortos.