O comércio varejista de Campina Grande deverá ficar fechado na próxima quinta-feira (24), dia de São João, mesmo com a vigência dos decretos estadual e Municipal.
Em nota, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) informou que um consenso entre classe patronal e trabalhadores optou por manter o feriado no dia 24.
A entidade alega que o decreto municipal que suspendia o feriado de São João transferiria para uma outra data, no mês de agosto.
No entanto, a CDL autoriza a abertura das lojas em Campina Grande no dia 24, mas ressalta que as empresas terão que pagar um abono aos trabalhadores.
CDL – NOTA
O Decreto Municipal nº 4.590/2021, divulgado na última sexta-feira (18) pela Prefeitura Municipal de Campina Grande suspende as festividades juninas. O mesmo decreto, assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, transfere o feriado do Dia de São João, comemorado oficialmente em 24 de junho, _(LEI Nº 7.197, de 04 de Junho de 2019)_ para o dia 25 de agosto, porém, após consenso entre os Sindicatos Patronal e dos Comerciários, representantes das duas classes optaram por manter o feriado no comércio para esta quinta-feira.
Desta forma, fica autorizado aos estabelecimentos comerciais instalados no município de Campina Grande funcionarem normalmente na mencionada data, 24 de junho, ao mesmo tempo em que se descarta a possibilidade de outro feriado no mês de agosto, quando a expectativa é por crescimento nas vendas.
Os colaboradores convocados para o trabalho nesta quinta-feira deverão receber o pagamento de abono (variável conforme o número de trabalhadores por estabelecimento) e concessão de folga em até trinta dias.
Respeitando as tradições nordestinas, porém, entendendo a necessidade de manter vivo o comércio varejista campinense, as entidades representativas do setor recomendam pela abertura dos estabelecimentos reforçando o rigor no cumprimento aos protocolos contra a covid-19.
Assessoria Jurídica