Comissão de turismo da Câmara promove audiência pública com assembleias legislativas

Para debater os caminhos do turismo no Brasil, a Comissão de Turismo da Câmara Federal realizou, nesta quarta-feira, 25, uma audiência pública em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que reúne deputados estaduais de todo o País.

A audiência partiu de um requerimento do presidente da Ctur, Romero Rodrigues (Podemos – PB), e contou também com a participação de representantes do Ministério do Turismo e da ANTT, além de diversos órgãos relacionados ao segmento.

De acordo com Romero Rodrigues, a audiência teve como principal foco o debate sobre as soluções e ações para o desenvolvimento econômico e social do turismo, a partir da divulgação e propagação dos destinos turísticos brasileiros.

“É essencial reconhecer a importância de discutir os caminhos do turismo no Brasil e de empreender ações direcionadas ao seu desenvolvimento, divulgação e propagação, além da questão econômica que torna o país parte de um mundo interconectado”, justificou.

Para o presidente da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da Unale, deputado estadual Eduardo Carneiro (PB), “a realização desta audiência pública é oriunda de diversos segmentos do turismo no nosso país que debatem o momento extremamente especial de um setor que gera em torno de 8 milhões de empregos, o que representa 7,8% do PIB brasileiro. Essa indústria alavanca o desenvolvimento da nação”, disse.

Por sua vez, o secretário nacional de planejamento, sustentabilidade e competitividade do turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, apresentou a perspectiva para da pasta o desenvolvimento nacional.

“Através deste encontro é possível debater as principais questões do turismo no futuro do país, acreditamos que o Brasil tem pleno potencial para levar a sua indústria do turismo a um patamar de liderança mundial e referência. Este segmento, pelas suas características particulares, é uma das atividades econômicas com maior capacidade para gerar emprego e renda, reduzindo as desigualdades regionais.”